quarta-feira, 10 de novembro de 2010

N Possibilidades (sobre tecnologia)

Olhe para seu celular. Ele é de última geração? Não? E você não gostaria de um novo? É claro que sim. E a sua televisão? Aquela de plasma, top de linha em 2006... Você não gostaria de uma em 3D? O ar condicionado, você não prefere uma central de ar? Existem N possibilidades.
Mas o constante lançamento de aparelhos tecnológicos não é prejudicial?
O prejuízo começa quando as indústrias eletroeletrônicas convencem as pessoas a trocar seus aparelhos com intervalos de tempo cada vez menores. Então, os aparelhos se juntam e viram o monstro que assola a sociedade nos dias de hoje: o lixo eletrônico.
O seu celular, sua televisão, seu computados e o seu ar-condicionado são eletroeletrônicos. E, por isso, são feitos com metais pesados, como cádmio, chumbo e berílio. Se entrarem em contato com o solo, poluem os lençóis freáticos. Se forem queimados, poluem a atmosfera. E, infelizmente, a reciclagem desse tipo de lixo ainda é uma tática em desenvolvimento.
Mas as necessidades dos seres humanos são cada vez maiores. O conceito de "telefone celular" é : "aparelho que transmite a palavra a grandes distâncias*", mas um celular só é considerado bom se tirar fotos, tiver um GPS, marcar e alertar você de seus compromissos, mandar mensagens, tiver fones de ouvido e jogos. E, no futuro, eles farão muito mais que isso, porque existem N possibilidades.
Cabe ao próprio ser humano decidir se o fato de as indústrias lançarem cada vez mais aparelhos será prejudicial ou não. Depende do tipo de consumismo que ele pratica. Se você compra um celular e fica com ele até que suas necessidades sejam maiores que os recursos que ele oferece, tudo bem trocar. Mas se cada vez que houver um celular novo no mercado, você quiser comprá-lo, aí sim isso vira um prejuízo. Porque além de se endividar muito, você estará poluindo o meio ambiente.
lançando aparelhos, as indústrias abrem, cada vez mais, o leque de possibilidades para os humanos. Isso é normal, é o desenvolvimento, é o progresso que tanto desejamos, é o lema da fábrica de celulares japonesa Nokia: existem N possibilidades.



* de acordo com o Dicionário Melhoramentos da Língua Portuguesa, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário