quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Facas de Dois Gumes (sobre a política)

Política é um assunto delicado. Todos os políticos são, na verdade, facas de dois gumes; enquanto eu gosto de x, talvez você goste de y, ou vive-versa. Porque o mundo é um suco de ideias, historias e opiniões.
Então, quem escolher? A quem dar o poder de falar em nome de você e tantas outras pessoas? É preciso ter cuidado - escolhas do presente são a realidade do futuro.
Políticos são facas de dois gumes, e essa é a definição perfeita. Se você se corta com uma faca, ela deixará uma cicatriz. E políticos deixam cicatrizes. Talvez eles roubem, mas talvez cuidem. Talvez roubem e não cuidem, talvez não roubem e não cuidem, ou... O tipo mais improvável, talvez não roubem e cuidem. Mas sempre terão algo embaixo dos panos, seja um plano, uma pessoa ou uma fortuna. E é exatamente isso que os faz tão fascinantes: eles são estúpidos! Fazem vinte propostas e cumpres três; trocam dinheiro por votos; se acham a última gota d'água do deserto; deixam o sucesso subir à cabeça; escondem esquemas; bolam fraudes eleitorais e fazem gato e sapato da população. E, mesmo assim, são reeleitos, porque são facas de dois gumes, e o gume que deixam transparecer, aquele que a população vê, faz com que eles pareçam a melhor coisa que já existiu.
E a maioria infelizmente, não se preocupa com as crianças que morreram porque a água da escola era suja, nem com as pessoas que estão doentes porque não têm acesso a saneamento básico, muito menos ligam para a falta de energia, para os assaltos, assassinatos e todas as coisas horríveis que constituem o Brasil sombrio que ninguém vê - nem quer - ver.
Esse tipo de gente não tem, em sua campanha ou seu mandato, projetos eleitorais - e sim projetos eleitoreiros. Têm visão e audição seletivas, e só olham e ouvem a si mesmos. Fascinantes, estúpidos, multifacetados.
Agir em interesse próprio e fechar os olhos para os problemas da população é dar as costas para os valores éticos, morais, profissionais, socias - isso não é política, é a politicalha. Porque todo político tem dois gumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário