quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Olhos Azuis

Há muito, muito tempo atrás, em uma província chinesa onde a agricultura de subsistência reinava, houve um casal que teve um bebê dono de exuberantes olhos azuis. Como isso era muito raro entre os asiáticos, eles levaram a criança a um médico, que ficou alarmado com a improbabilidade do acontecimento, mas disse que era normal entre os ocidentais e que, provavelmente, à medida que o menino crescesse, seus olhos escureceriam e seriam castanhos como os de todas as outras pessoas que os cercavam. Os anos se passaram, até que ele completou oito anos e, um dia, um de seus colegas de escola contou ao professor que o garoto podia enxergar no escuro, como um gato.
O professor convidou o aluno para um jogo ao ar livre à noite, e lá, apostaram que ele pegaria o professor sem uma lanterna, na total escuridão; não houve problemas para que a criança ganhasse a aposta. Quando foi a vez do professor e ele apontou a lanterna para os olhos do menino, eles se acenderam como dois faróis brilhantes. Como olhos de gato, como estrelas.
Houve investigações profundas em relação ao assunto, nunca chegando a lugar nenhum. O menino ficou famoso nacional e mundialmente, apesar da dificuldade de comunicação na época. O tempo passou, e ele tornou-se um homem. Depois, tornou-se um senhor. E houve um dia em que seus olhos se fecharam para sempre, mas, sabe? Diz-se que, naquela província, que hoje é uma enorme metrópole, apesar de toda a iluminação ofuscando o brilho das estrelas, duas delas nunca desaparecem, e têm um misterioso, belo e único brilho azulado.

Um comentário: